Era do conhecimento

 

 

          Todo conhecimento verdadeiramente significativo tem que ser construído pela própria pessoa a partir da experiência. Nesse sentido, a aprendizagem deve ser um processo em que os alunos constroem seus próprios significados. Se entendemos que cada ser é único, é indispensável pensarmos num currículo individualizado, de modo que todas as crianças tenham acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade, mas que possam acessá-los de maneira diferente, de acordo com o interesse de cada um. Na era do conhecimento, já não faz mais sentido cobrar que as crianças memorizem informações. No momento em que vivemos, o que importa é que eles aprendam como encontrar essas informações, como selecioná-las e, o mais importante, como usá-las de maneira inteligente, criativa e inovadora!!

 

          “O que buscamos é uma escola onde os alunos efetivamente se apropriam dos elementos fundamentais da cultura (...) de tal forma que não perdem a alegria ao fazê-lo; pelo contrário, não só conservam a alegria que normalmente têm em relação à vida, como a ampliam pelo acesso aos elementos da cultura e pela tomada de consciência das suas potencialidades para deles se apropriar, dar sentido às coisas e à própria existência, e ainda criar, inovar, fazer coisas novas com estes arte-e-mentefatos culturais.” (VASCONCELLOS, 2009)

Rua São Gil, 159 - Tatuapé, São Paulo - CEP: 03401-030 - TEL: (11) 2659-0486 / 97692-9234

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon